No Templo Escola Caboclo Tupinambá e Vovó Benedita, compreendemos que em tudo deve haver uma organização e que não poderia ser diferente dentro do Templo. Aqui, cada médium é responsável por uma atividade e que a soma delas possa levar ao melhor resultado possível objetivando que o trabalho se torne eficaz e que a Espiritualidade encontre maior facilidade de realizar a ajuda para o irmão necessitado.

O cambone  é aquele médium responsável em auxiliar as Entidades em seus trabalhos em dias de atendimentos ao público. O trabalho do Cambone não é com o médium e sim com a Entidade. Antes do trabalho o médium deverá providenciar todo o material necessário ao trabalho do dia.

Médium de Desenvolvimento – É aquele médium que chega à  casa e necessita de aprendizado. A doutrina e ensinamentos da casa são específicos da FUCA (Fraternidade Umbandista Cavaleiros de Aruanda)  e  Somos eternos aprendizes e todos os passageiros da Nave terra estão em aprendizado. Primamos pelos estudos e todos fazem  parte dessa escola. Os ensinamentos são de responsabilidade da Yalorixá responsável pelo templo.

Médium de trabalho, são aqueles a quem está sendo confiado a responsabilidade do trabalho de atendimento ao público. O que é feito por meio da incorporação de Caboclos, pretos Velhos e Guardiões. A  escolha dos médiuns é sempre feita pelo Guia Chefe da casa. O Caboclo Tupinambá.

Iyabassê – Responsável pela cozinha do templo.