Em nossa religião, a Umbanda, a grande Umbanda Esotérica, também assimilamos parte da Magia do grande Povo Cigano. Embora sempre procuremos deixar claro que, Magia do Povo Cigano é um fator, e Entidades de Umbanda, Exu Cigano, Pombagira Cigana, é outro fator diferente. Existem semelhanças, porém, nem todo Exu ou Pombagira Cigana, foi Cigano, quando encarnados.

A padroeira do Povo Cigano, é Santa Sara.

Historiadores relatam que antes do ano 50 depois de Cristo, três vultos importantes, Maria Jacobina, Maria Salomé e Maria Madalena, e uma serva de côr escura, Sara, fugindo das hostilidades de Roma aos Cristãos, teriam chegado numa pequena embarcação, onde hoje existe a cidade de SaintesMaries de laMer, na França.
Lendas diversas apontam que Sara teria falecido, após sua conversão ao Cristianismo; outras que teria sido uma sacerdotisa do Deus Mitra; outras que teria origem egípicia ou africana, o que justificaria a sua pele negra. Porém o mais importante é o que ela representa para o Povo Cigano, que comemora suas festividades em 24 de Maio, quando milhares de devotos de quase todas as partes do mundo chegam emSaintes Marie de la Mer.

 

Homenagem à Santa Sara Kali:

Santa Sara, pelas forças das águas Santas, pela força da Natureza, com seus mistérios, possas estar sempre ao meu lado. Nós, filhos dos ventos, das estrelas e da lua cheia, pedimos à senhora que sempre estejas ao nosso lado; pela figa, pela estrela de 5 pontas; pelos cristais que hão de brilhar sempre em nossas vidas. Que os inimigos nunca nos enxerguem, como numa noite escura, sem estrelas e sem luar. Santa Sara, nos abençoe; Santa Sara, nos acompanhe. Santa Sara, ilumine nossa Tenda, para que a todos que batam a minha porta, eu tenha sempre uma palavra de amor e de carinho. Santa Sara, que eu nunca seja uma pessoa orgulhosa, que eu seja sempre a mesma pessoa humilde.

 

Fonte – Babalorixá Paulo Newton de Almeida