Homenagem a Oxumaré

Para molhar uma terra seca, nada é mais eficaz que as torrentes de água vindas do céu. Do mesmo modo, para renovarmos nossa existência, nada é mais fundamental do que entregarmos nossos destinos a uma vibração superior, Oxumarê, supremo orixá de umbanda.

Nos poentes dos dias nebulosos, sua vibração nos traz o romper da aurora, anunciando um novo dia. Lindas violetas renovam as esperanças, já que a pureza de sua flor, toda maldade perdoa. Deixa-nos comover com facilidade, quando relembramos as águas límpidas das cachoeiras, os lagos, os rios ou, quem sabe, o admirável arco-íris, pois seu magnetismo constante é bem mais importante do que todos os tesouros desta terra. É parte da natureza, como o canto dos pássaros; em nosso pranto lavar a tristeza.

Quando a chuva é cachoeira, em breve o arco-íris virá e com ele a alegria há de voltar. Por sua força, mostra que todo fruto é um milagre, cada um com seu sabor.

Querido Oxumarê, que possas plantar a serenidade em nosso interior, pois assim, no tempo certo, vamos semear o amor. Através de ti, paz na Terra é o que pedimos, pois tu és o verdadeiro milagre. Contigo aprendemos que qualquer tempo pode ser transformado por uma atitude correta. Sabemos a importância de nos sintonizarmos com a tua vibração, pois ela irradia paz, harmonia e serenidade, como um majestoso facho de luz.

Quando tua verdadeira energia se fizer notar como um sol, não precisaremos manter acesa a pequena lâmpada, pois tudo estará sob intensa claridade. Sempre teremos tua luz a nos iluminar, cuidando sempre para que continue forte e viva, mesmo quando rajadas de ventos tentarem apaga-la de nossa consciência.

A sua força, sarava Oxumaré!

Características

Corresponde a vibração do arco-íris, com que seguidamente nos deparamos após a chuva, quando sua vibração é mais forte, ou sobre grandes quedas d águas, onde o orixá nos dá sua vibração constante.

Hábitat – cachoeiras, lagos, rios com correnteza forte

Libação – suco de laranja, pomelo ou jenipapo (fervido e espremido); sucos devem ser coados e servidos em copo de vidro.

Flores – Hortênsias azuis, camélias, violetas, gerânios vermelhos, cravos brancos.

Banho de descarrego – rosa cor-de-rosa clara, camélia rosada, violeta, Hortência azul, funcho verde, louro, gerânio vermelho, cravo branco.

Cores – todas as cores do arco-íris.

Aroma principal – bergamota (tangerina)

Parte do corpo afetada pela vibração – estômago, pâncreas, intestino delgado.

Assuntos relacionados – conflitos, indecisões, insegurança, gravidez.

Vibração – resoluções

Atuação – perseverança

Metais – latão amarelo, antimônio

Pedras – berilo, opala

Fonte – Babalorixá Paulo Newton de Almeida