Homenagem a Logunedé

Um Orixá essencialmente Ijexá (da Nigéria). Caçador e pescador. Sendo filho de Oxossi e Oxum, assume características de ambos. É dito que ele vive metade do ano nas matas – domínio do pai, comendo caça; e a outra metade nas águas doces – domínio da mãe, comendo peixe. No Brasil tem numerosos adeptos.Logun-Edé, é o ponto de encontro entre os rios e florestas, as barrancas, beiras de rios, e também o vapor fino sobre as lagoas, que se espalha nos dias quentes pelas florestas. Logum Edé representa o encontro de naturezas distintas sem que ambas percam suas características.

É filho de Oxossi Inlé com Oxum Yeyeponda. Assim, tornou-se o amado, doce e respeitado príncipe das matas e dos rios, e tudo que alimenta os homens, como as plantas, peixes e outros animais, sendo considerado então o dono da riqueza e da beleza masculina. É considerado o príncipe dos orixás. Tem a astúcia dos caçadores e a paciência dos pescadores como principais virtudes.

Logum Edé nunca se casou, devido a seu caráter infantil e sua companhia predileta é Ewá, que também vive, como ele, solitária e no limite de dois mundos diferentes. Possui o conhecimento dos elementos da natureza, onde reinam seus pais, como florestas, matas, rios, cachoeiras, etc. Seu próprio domínio está situado nas margens de rios, córregos e cursos d’água em geral, desde que tenham vegetação, ou seja, o encontro dos dois reinados. Na verdade, esse orixá tem livre acesso aos dois reinados, adquirindo o conhecimento de ambos. Consegue adaptar-se, com facilidade, aos mais diversos ambientes, agindo e comportando-se de diferentes formas, dependendo da situação. Ele herdou, também, muitas das características de seus pais, como a habilidade de caçar e conseguir fortuna, o encanto e a beleza, bem como um grande conhecimento de feitiçaria, como sua mãe. Além desses atributos, é, também, responsável pela fertilização das terras, através da irrigação, contribuindo, assim, com a agricultura. Esse orixá possui muita riqueza e sabedoria, não admitindo a imperfeição em suas oferendas e rituais.

Tem aparência doce e calma, mas, quando contrariado, torna-se muito enfurecido. Uma outra característica de Logum Edé é a de importar-se com o sofrimento dos outros, distribuindo riquezas e caças para os que não têm.

Características

Cor – Azul Celeste com Amarelo

Fio de Contas – Contas e Miçangas de Cristal Azul Celeste e Amarelo

Ervas – As mesmas de Oxum e Oxossi

Símbolo – Abebê e Ofá

Pontos da Natureza – Margens dos rios que ficam na mata.

Flores – As mesmas de Oxum e Oxossi

Essências – As mesmas de Oxum e Oxossi

Pedras – Turquesa, Topázio

Metal – Latão e Ouro

Saúde – problemas nos órgãos localizados na cabeça, problemas respiratórios

Planeta – Dia da Semana quinta-feira e sábado

Elemento – Água e Terra

Saudação – Lossi Lossi Logum Edé

Bebida – As mesmas de Oxum e Oxossi

Animais – cavalo marinho

Comidas – As mesmas de Oxum e Oxossi

Data – Comemorativa 19 de Abril

Sincretismo – santo Expedito

Incompatibilidades – Cor Vermelha ou Marrom, cabeça de bicho, abacaxi

Atribuições – Dá alegria, sorte e beleza; protege os que trabalham com águas.